terça-feira, 30 de março de 2010

Sebastião Salgado documentou o atentado ao Presidente Ronald Reagan em 1981

© Foto de Sebastião Salgado. Ronald Reagan é vitima de atentado a tiros na entrada do Hilton Hotel. Washington, 1981.

Em 30 de março de 1981, Ronald Reagan estava há dois meses no cargo de Presidente dos EUA, quando foi vítima do atentado a tiros na entrada do Hilton Hotel, em Washington, cometido por John Hinckley, de 22 anos, que tinha problemas mentais. O agressor fez seis disparos. Apenas um tiro acertou o pulmão direito do Presidente: outros feriram o assessor de imprensa da Casa Branca James Brady e dois agentes de segurança. No momento do atentado estavam presentes vários fotojornalistas. Três deles conseguiram as imagens da agressão: os norte-americanos Ron Edmonds e Michael Evans, e o brasileiro Sebastião Salgado, que passava por Nova York de regresso de uma matéria na Austrália. Na época Sebastião Salgado atuava como free-lancer e era associado à Agência Magnum, sediada em Paris. A pedido do jornal The New York Times, Sebastião Salgado foi escalado para acompanhar o Presidente Reagan durante uma semana. Como não estava credenciado, depois de apanhar gravata e sapatos emprestados, com muito esforço conseguiu entrar numa caminhonete que transportava 15 agentes de segurança para o Hilton Hotel, local do encontro do presidente com empresários. Ao ouvir o primeiro disparo saltou do carro ainda em movimento e fez as fotografias do atentado. Estima-se que as fotos lhe renderam mais de US$250.000. Salgado não confirma quanto ganhou, mas diz que: “Deu para comprar um carro e um apartamento em Paris”. O registro do atentado mudou definitivamente a carreira do fotógrafo brasileiro.

4 comentários:

Leda Lucas disse...

E a história da presença nos acontecimentos da violência na política registrada pela fotografia. E um brasileiro, mineiro, naquele lugar e momento.
Obrigada por compartilhar seus conhecimentos, senhor mestre da História da Fotografia.
Abraço.
Leda

Fernando Rabelo-Editor disse...

Oi Leda, estava sentindo a sua falta aqui no blog. Obrigado pelo elogio. Beijos Fernando Rabelo

Fernando Rabelo-Editor disse...

Oi Leda, estava sentindo a sua falta aqui no blog. Obrigado pelo elogio. Beijos Fernando Rabelo

marciofo disse...

Fernando: Um blog sempre com um padrão excepcional. Aqui fica claro a importâncioa do fotógrafo e muitas vezes a sorte de voce estar no lugar certo e de olho bem aberto. Parabéns. Abraço Marcio